Congresso do Terço dos Homens acontece em Madame Machado

Veja o álbum de fotos clicando na imagem

No domingo, dia 26 de maio de 2019, aconteceu o Primeiro Congresso Diocesano do Terço dos Homens. Um acontecimento desejado por Dom Gregório Paixão, OSB e acolhido pela Paróquia Nossa Senhora de Fátima, pelo Pároco, Padre Agnaldo Andrade dos Santos e pelas equipes da Paróquia, que abraçaram com muito amor e dedicação o Terço dos Homens.

O movimento do Terço dos Homens vem aumentando cada vez mais nas diversas paróquias da diocese e ganhando força nas comunidades e este congresso foi a demonstração de união e comprometimento deste grupo na Igreja.

A manhã do dia 26 de maio na quadra da paróquia foi marcada por muito louvor e animação promovidos pela banda Éfeta, além da palestra realizada pelo Diácono Permanente, Melquisedec Rocha, da Paróquia São Miguel Arcanjo na Arquidiocese São Sebastião do Rio de Janeiro, e de Dom Gregório Paixão, OSB, Bispo Diocesano.

Foram mais de 300 homens reunidos rezando e louvado a Deus e a Nossa Senhora. O coordenador do Terço dos Homens da paróquia manifestou sua alegria e agradeceu a todos que colaboraram para realização do Congresso. “Agradeço ao grupo do Nosso Terço dos Homens, suas mulheres, a Comissão de Festa, a nossa querida Banda Éfeta, toda a equipe da cozinha e café. Ao Eduardo e Ana do som, a equipe de ornamentação aos coordenadores de outros grupos, enfim, a todos que não mediram esforços para que esse congresso fosse um marco para o movimento do Terço dos Homens em nossa Diocese. Afinal Nossa Senhora de Fátima em sua aparição em Portugal pede que rezemos o terço todos os dias e foi um presente para nós como um movimento Mariano que esse primeiro Congresso tenha sido realizado aqui na paróquia dedicada àquela que é a maior incentivadora do terço”, disse José Ricardo.

O diácono permanente, Melquisedec Rocha. Durante sua palestra, o diácono falou sobre a importância do Terço na vida de muitos homens citando exemplos de pessoas que tiveram suas vidas resgatadas por rezarem o terço.

Clique na imagem e veja o álbum de fotos

Ele chamou atenção para as oportunidades que Deus oferece ao longo da vida de cada pessoa, frisando que o terço dos homens é uma destas oportunidades, afirmando que cada pessoa só tem duas decisões: ou agarra a oportunidade ou a deixa passar. O diácono fez sua palestra tendo como exemplo duas passagens dos evangelhos: uma é o encontro de um homem que deixa Jesus passar pela sua vida e a outra Zaqueu, que não deixa escapar a oportunidade e muda sua vida ao se encontrar com Jesus. O diácono Melquisedec afirmou ainda que “o terço dos homens é esta oportunidade, pois pela oração ele nos leva ao encontro de Jesus”.

Dom Gregório Paixão falou sobre a importância do terço na vida das pessoas, falando rapidamente sobre a história do terço, destacando que foi uma das formas que o povo simples encontrou para meditar Sagrada Escritura. O bispo comentou ainda que este tipo de oração é o mais simples, porém muito eficaz e que sempre esteve presente na vida das pessoas.

Além da missa, presidida pelo bispo diocesano e concelebrada pelo pároco de Madame Machado, Padre Agnaldo Andrade dos Santos e pelo vigário paroquial, Padre Milton Antônio Mecabô. Os homens rezaram o terço bíblico, com citação bíblica entre cada ave-maria e ao final fizeram a consagração a Virgem Maria.

Fonte: Equipe Pascom Paróquia Nossa Senhora de Fátima