Assembleia Diocesana: Pe. Jovane apresenta o COMIDI

Clique na imagem para ver ampliada

Com tema “Missão”, durante a Assembleia Diocesana, realizada no dia 10 de novembro de 2018, o Padre Jovane da Rosa Carmo, Assessor Eclesiástico do Conselho Missionário Diocesano (Comidi) apresentou o que o Conselho e sua proposta de trabalho para 2019. “O Comidi não é uma nova pastoral na Diocese, mas deseja dar as ferramentas necessárias para que todas as pastorais diocesanas e nós mesmos possamos nos tornar missionários”, afirmou Dom Gregório Paixão (OSB), bispo diocesano, durante apresentação inicial do Comidi.

Padre Jovane iniciou afirmando que o maior incentivador para sermos missionários é o próprio Jesus Cristo, quando afirma “Ide por todo mundo e pregai o Evangelho a toda criatura” (Mc 16,15). Ele apresenta também como definição de missão as palavras do Papa Francisco, quando afirma que “missão é sair de si. É ir ao encontro de nosso próximo. Levar aos irmãos e irmãs tudo aquilo que recebemos de Deus”. (Baixe a palestra do Pe. Jovane em PDF ou em PowerPoint)

Com objetivo de fundamentar o trabalho missionário, Padre Jovane apresentou os fundamentos bíblicos, partindo do trabalho de Jesus Cristo que percorria toda região de Israel levando a mensagem de Deus. Ele falou ainda sobre a missão nos Atos dos Apóstolos. No livro dos Atos dos Apóstolos “vemos declarada a missão no mandato que Cristo deu aos seus discípulos: Sereis minhas testemunhas em Jerusalém, em toda a Judeia e Samaria, e até os confins do mundo” (At 1,8).

Padre Jovane falou ainda sobre a Missão nos Documentos do Concílio Vaticano II. “A Igreja esforça-se por anunciar o Evangelho a todos os homens.  Faz a partir das exigências íntimas da própria catolicidade e em obediência à ordem de seu Fundador . Os próprios Apóstolos, nos quais está fundada a Igreja , seguindo os vestígios de Cristo, “pregaram o verbo da verdade e geraram Igrejas”. É dever de seus sucessores perenizar esta obra, para que a Palavra de Deus corra e seja glorificada (2Tess 3,1) e seja por toda a terra anunciado e instaurado o Reino de Deus”.  (Decreto Ad Gentes nº1 ).

Depois de passar pelo Documento de Aparecida e citar várias frases e comentários do Papa Francisco incentivando a missão em todo Igreja, mas que seja uma ação de dentro para fora, Padre Jovane apresentou o que é o Comidi e toda a sua estrutura. Ele falou ainda sobre as propostas de trabalho para 2019 com objetivo de promover a missão na Diocese.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *