Arquidiocese de Mariana tem novo bispo

O Papa Francisco aceitou a renúncia ao governo pastoral da Arquidiocese de Mariana (MG), apresentada por Dom Geraldo Lyrio Rocha.

O novo Arcebispo Metropolitano de Mariana é Dom Airton José dos Santos, que será transferido da sede metropolitana de Campinas (SP).

Dom Airton José dos Santos nasceu em 25 de junho de 1956 em Bom Repouso (MG). Estudou Filosofia e Teologia em São Paulo e Direito Canônico na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma. Recebeu a ordenação sacerdotal em 1985 e a episcopal em 2002, sendo nomeado Bispo Auxiliar de Santo André (SP). Em agosto de 2004 foi nomeado Bispo de Mogi das Cruzes e em 15 de fevereiro de 2012 Arcebispo de Campinas.

Atualmente, é Presidente do Conselho Episcopal Regional Sul 1 da CNBB, que compreende as dioceses do Estado de São Paulo.

Foto: CNBB