Pesquisar
Close this search box.
Pesquisar
Close this search box.

Padre Jac toma posse como Pároco de Nogueira

No dia 28 de junho, a Paróquia de Santo Antônio e Santo Agostinho de Nogueira estava em festa! Com uma bela celebração, os fiéis receberam o novo pároco, Padre José Augusto Carneiro (Pe. Jac). A Missa foi presidida pelo Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB e contou com a presença de vários sacerdotes e amigos, vindos de várias paróquias.

Clique na imagem e veja o álbum de fotos
Clique na imagem e veja o álbum de fotos

Jesus questiona seus discípulos, a fim de saber o que pensam a respeito Dele. Alguns diziam que Ele era João Batista, outros que era Elias e ainda há quem diga, Jeremias ou um dos profetas. Porém, um dos discípulos, Simão Pedro diz: Tu és o Messias, o Filho do Deus Vivo, o que significa conhecer o coração de Jesus e reconhecer sua missão. Só sabemos que Ele é o Messias quando seguimos a sua palavra, o seu exemplo, a sua Lei. Aí se encontra a diferença entre ser discípulo e não ser discípulo. Olhar Jesus não como possibilidade, mas como a única possibilidade, um único Senhor. Jesus diz ‘Tu és Pedro e sobre essa pedra edificarei a minha igreja (Mt 16,18). E Pedro vai por todos os lugares levar a todos os homens a beleza daquilo que ele mesmo encontrou” comentou o bispo em sua homilia.

    O Bispo Diocesano continua falando sobre as colunas da Igreja. “Se colocarmos Pedro e Paulo um ao lado do outro, veremos que Jesus escolhe simplesmente porque ama, Ele não escolhe pela posição social ou raça. Escolhe homens extremamente capazes de realizar coisas extraordinárias, mas também escolhe a simplicidade. Dois homens totalmente diferentes, porém, olhando para o mesmo horizonte. Pedro é o homem do campo, o pescador, que tem as mãos calejadas pelo trabalho árduo; e Paulo é o homem da cidade, intelectual, é o homem cuja cabeça está acima de qualquer coisa, o homem que deseja a paz, que em meio as tristezas fala sobre alegria, que experimentou Jesus num profundo processo de conversão. Homens com o mesmo ideal, que fazem com que Jesus chegasse a todos. São Paulo nos diz: ‘Alegrai-vos sempre no Senhor. Repito: alegrai-vos! ’ (Fl 4,4). Não ter medo de louvar com toda a força do seu espírito o nome de Jesus. Que possamos refletir: que tipo de fé eu carrego? Quais são os meus medos? E principalmente, quais são as minhas possibilidades para fazer com que esse Senhor seja reconhecido em todos os lugares”.

    Dom Gregório Paixão fez ainda uma relação do evangelho dia dia com a chegada do Padre Jac na Paróquia de Nogueira. “Este evangelho nos convida a refletir, é belíssimo e nos faz pensar no questionamento de Jesus e na postura de Pedro, que culmina nele como nosso primeiro Papa. Como Pedro, Padre Jac é o homem que tem experiência no campo, no coração. Mas, como Paulo, também tem uma capacidade imensa de ingressar em toda a sociedade petropolitana para pregar o evangelho, jamais traindo a sua fé. Podemos comparar esse evangelho a vinda do Padre Jac em nossa Paróquia. Ele nos perguntando: ”E vós, quem dizeis que eu sou?”, e nós paroquianos respondendo:’ ‘Tu a partir de hoje és o nosso Pastor, o filho de Deus Vivo” que o próprio confiou para guiar o seu rebanho nesta Paróquia, tamanha fidelidade para com Deus”.

A festa de São Pedro e São Paulo, para os paroquianos de Nogueira foi propícia para o acolher na Paróquia, àquele que Deus confiou como Pastor e Mestre. O Padre Jac já reconheceu para Jesus, para si mesmo e para os outros, naquele momento o que o seu coração havia entendido, que estava diante do Messias e que estaria a Sua disposição para fazer a Sua vontade, aonde Ele lhe confiasse.

O povo de Nogueira, por meio de várias manifestações, declarou “Seja bem-vindo, Padre Jac!!”

A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura ‘Ascom Diocese de Petrópolis’.
Texto e Fotos são de propriedade da Diocese de Petrópolis e dos autores em artigos assinados (Lei de Direitos Autorais). 

Facebook
WhatsApp
Twitter
Email
Print