Notícias › 19/10/2016

Festa de São Pedro de Alcântara em Petrópolis

A Diocese de Petrópolis celebra hoje, a festa de São Pedro de Alcântara, padroeiro de Petrópolis e do Brasil, com missa em diversos horários na Catedral, sendo que a celebração solene será presidida por Dom Gregório Paixão, OSB, às 19h30. Os outros horários de missa são às 16h, dedicada aos enfermos.

Além dos eventos religiosos, durante o dia de hoje, barracas de alimentação e outras produtos estarão funcionando. A festa com barracas teve inicio no dia 14 de outubro e atraiu um grande público. A novena preparatória aconteceu do dia 10 a 18 de outubro com grande participação dos fiéis é devotos.

São Pedro de Alcântara, além de ser padroeiro de Petrópolis, é também padroeiro do Brasil, assim como Nossa Senhora Aparecida do Norte e ambos com decretos papais. Conforme dados do site dos Franciscanos e dados históricos, logo após a Independência, Dom Pedro I entendeu que o Brasil precisava ter um santo padroeiro oficialmente autorizado pelo Papa, embora ele já tivesse feito a consagração do Brasil a Nossa Senhora Aparecida, em Aparecida do Norte, em sua vinda de São Paulo para o Rio, logo após o 7 de Setembro.

Certo desta necessidade, o Imperador solicitou ao Papa Leão XII que fizesse de São Pedro de Alcântara o Padroeiro do Brasil, tendo o Papa concordado e proclamado por meio de decreto que nunca foi revogado. Portanto, o Brasil tem como padroeiros São Pedro de Alcântara e Nossa Senhora Aparecida. No entanto, com a proclamação da República, São Pedro de Alcântara foi discretamente esquecido, provavelmente porque seu nome lembrava o dos imperadores Pedro I e Pedro II e, além disso, mostrava o quanto havia de positivo a ligação entre o Império e a religião.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.