Diocese, Notícias › 17/02/2017

Estágio Pastoral dos seminaristas da Diocese nas paróquias

A direção do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, pela primeira vez, divulga os locais onde os seminaristas de Propedêutico, Filosofia e Teologia farão Estágio Pastoral, uma das formas de preparação para o ministério sacerdotal e que contribui no discernimento vocacional. O reitor do Seminário Diocesano, Padre Luiz Henrique Veridiano, lembra que São João Paulo II, em sua Exortação Apostólica Pós-Sinodal Pastores Dabo Vobis, sobre a formação dos sacerdotes, fala sobre a importância da formação pastoral.

Assim compreendida, a formação pastoral não pode certamente reduzir-se a uma simples aprendizagem, orientada para a familiarização com qualquer técnica pastoral. A proposta educativa do seminário se encarrega de uma verdadeira e autêntica iniciação à sensibilidade de pastor, à assunção consciente e amadurecida das suas responsabilidades, ao hábito interior de avaliar os problemas e de estabelecer as prioridades e meios de solução, sempre na base de claras motivações de fé e segundo as exigências teológicas da própria pastoral”. (Pastores Dabo Vobis-58)

O reitor lembra que a formação sacerdotal deve abordar diversas dimensões indispensáveis para a formação dos futuros presbíteros e para o amadurecimento dos mesmos. “Dentre todas as dimensões, encontra-se a formação pastoral. Todo seminarista em seu tempo de formação, deve desenvolver o que é denominado estágio de pastoral, que tem como objetivo a vivência de experiências pastorais junto dos padres, agentes paroquiais e fiéis em geral”.

Em nossos dias se faz necessário que, o candidato ao sacerdócio, tenha contato com essas atividades, para que, ao ser ordenado, esteja preparado para a missão. Sendo assim, a pastoral é de grande importância, por proporcionar aos seminaristas uma comunhão com a comunidade cristã em toda sua dimensão, participando ativamente da vida da comunidade, comungando de todas as alegrias e desafios, e de modo particular, com o presbítero.

Esta convivência com a comunidade paroquial e acompanhando o padre, capacita o seminarista para ter uma visão de conjunto, onde o candidato ao mesmo tempo em que auxilia o pároco nas atividades paroquiais, é formado para realizar o mesmo depois de ordenado. Enfim, o estágio pastoral proporciona ao seminarista a possibilidade de amadurecimento em todas suas dimensões, sejam elas, humano–afetivas, capacidade de comunicação, administração e convívio.

Por sua vez, a comunidade paroquial, ao acolher os candidatos, recebe auxílio dos mesmos em suas atividades e participa ativamente da formação de seus futuros presbíteros; portanto, devem orar, acolher e avaliar o desempenho pastoral dos candidatos. Pretende-se proporcionar aos seminaristas um estágio de pastoral, onde estes participem da vida da comunidade em todos os seus aspectos e dimensões, sem deixar de atender o pedido fundamental da Santa Igreja: que sejam discípulos e missionários de Cristo.

Veja a lista dos seminaristas e onde vão fazer pastoral:

Propedêutico

Denison – Pedro do Rio
Rodrigo Ventura – Pedro do Rio

1º ano de filosofia:

Luiz Otávio –Contendas
Alisson – Retiro
João Marcos – Cascatinha
Renan –Bonsucesso
Rodolfo – Bemposta
Kevin – Posse
Matheus Almeida –Meudon
Matheus Afonso – Itaipava
Matheus Eduardo – M. Machado
Marcelo Henrique – Rosário
Diogo – Guapimirim
Rubens –Independência

2º Ano de Filosofia

Leonardo João –Santo Aleixo
Caíque – Indaiá
Lucas Nascimento –Modelo
Pedro Andrade –Araras
Pedro Santana –Past. Vocacional
Caio Martins – Alto da Serra
Gabriel – Raiz da Serra
Luan – Setor Juventude
Vagner –Nogueira

3º Ano de Filosofia

Guilherme – Catedral
Toni –Mauá
Célio – Suruí
João Pedro –Past. Vocacional
Jonatan –Piabetá
Kayo –Castrioto
Marcelo Alvarenga – alto de Teresópolis
Robson – Setor Juventude
Weliton –Barra

1º ano de Teologia

Luiz Otávio –Fonte Santa

2º Ano de Teologia

Luiz Felipe –Nova Marilia
Thomas – Piabetá
Tiago –Alto
Rodrigo – Independência
Pablo – Santa Tereza
Egnaldo – Itamarati

4º Ano de Teologia

Jovane –Raiz da Serra
Carlos Magno –Pessegueiros
Lucas – Mosela

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.