Atendendo a convocação do Papa Francisco, em outubro acontece o Mês Missionário Extraordinário e para celebrar este momento, a Diocese de Petrópolis, por meio do Conselho Diocesano Missionário (Comidi) realiza o Congresso Diocesano Missionário, no dia 20 de outubro, a partir das 7h, na Quadra Jesus, Maria e José, no Decanato São José de Anchieta.

Clicando na imagem você tem acesso a todo material de formação DOMINUS – ENCONTROS PARA PEQUENAS COMUNIDADES,que contém os vídeos Cominhos da Evangelização, os folhedos Dominus e ainda as fábulas narradas por Dom Gregório Paixão, OSB.

Clique na imagem e baixe o Manual do Missionário

Clique na imagem para ter acesso ao Manual

A cruz missionária recorda a Páscoa de Jesus que ilumina nossa vida e missão.

1. A haste está em forma de espiral ascendente. Recorda o movimento característico da missão, da encarnação em direção a Páscoa de Jesus, crucificado e ressuscitado que ilumina e transformando a realidade.

2. Os cravos, testemunham o martírio de Jesus na Cruz.

3. As flores que brotam da cruz, representam a vida nova que nasce da Páscoa de Jesus Cristo. Em meio a dor e sofrimento, Deus se manifesta e faz ressurgir a esperança e alegria do Evangelho.

4. A inscrição IHS, significa: Jesus, Filho de Deus, Salvador dos Homens.

5. Relíquia de Santa Nazária, fundadora de uma Congregação Missionária feminina na Bolívia.

A cruz missionária neste formato faz memória as missões jesuítas da Bolívia e a Evangelização dos povos da América Latina. Ela expressa o amor infinito de Deus e salvação da humanidade. Hoje, a cruz continua inspirando a evangelização dos povos e animando nossa espiritualidade da ação missionária.

O Papa Francisco no dia 9 de julho de 2015, em sua visita na Bolívia, abençoou 40 cruzes missionárias neste formato e as entregou para representante dos vinte três países do continente Americano como forma preparação ao 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5) que aconteceu em julho de 2018 em Santa Cruz de La Sierra na Bolívia.

Para dar continuidade aos congressos missionários em âmbito de América e Brasil, propomos que a cruz missionária seja nosso grande símbolo para a preparação do Mês Missionário Extraordinário convocado pelo Papa Francisco para outubro de 2019 com objetivo de: “despertar em medida maior a consciência da missio ad gentes e retomar com novo impulso a transformação missionária da vida e da pastoral”.

Aprovado pelo Conselho Permanente CNBB
22 de novembro de 2018.

Clique na imagem para acessar a página do Comidi