Dom Gregório Paixão e clero diocesano manifestam tristeza pela morte de Dom Henrique Soares

Durante todo o fim de semana, o clero da Diocese de Petrópolis, assim como o bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, acompanhou com tristeza a notícia sobre o falecimento e sepultamento de Dom Henrique Soares, 57 anos, bispo da Diocese de Palmares, Pernambuco, vítima do Covid-19.

Nas redes sociais, o clero diocesano lembrou por meio da publicação de fotos o encontro com Dom Henrique Soares, ocorrido em julho de 2019, quando ele foi o pregador do retiro do clero e falou sobre os encontros de Jesus. Ao final do retiro foram muitas as manifestações de alegria, entusiasmo e carinho com Dom Henrique, não apenas pelas suas palavras, mas, sobretudo pelo seu testemunho de vida.

Dom Gregório Paixão manifestou sua tristeza pela perda do amigo e irmão no episcopado, frisando que “conhecer Dom Henrique foi um dos grandes presentes que tive em minha vida” e recordou que ambos tiveram a mesma formação inicial como noviços beneditinos. “Ele tinha um imenso amor à vida monástica. Tentou a vida trapista, mas não pode continuar porque sua saúde era frágil”, comentou o bispo de Petrópolis.

Falando sobre o testemunho vocacional deixado pelo Bispo de Palamares, Dom Gregório Paixão comenta que “sua fé inabalável o fez perseverar no caminho da vida religiosa, e após anos de sacerdócio, foi escolhido para o episcopado”. A amizade entre eles começou quando Dom Henrique Soares era bispo-auxiliar de Aracaju e se consolidou ao longo dos últimos anos.

O Bispo de Petrópolis, referindo-se a Dom Henrique disse que “sua palavra e seu testemunho dispensam apresentações e elogios”. Dom Gregório Paixão afirma que Dom Henrique Soares deixou “um patrimônio excepcional, por meio de sua palavra. Foi um bispo pioneiro no uso da Internet, e dizia que aquele seria um caminho novo para evangelização. Acertou! Bendito seja Deus pela vida desse nosso irmão: curta, mas cheia de santidade”.

Leia mais em Encontros de Jesus tema do retiro do clero