Diocese de Petrópolis participa do lançamento da 6ª Semana Social Brasileira

As Dioceses que compõem o Regional Leste 1 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), lançam hoje, às 20h, por meio de uma atividade online no Facebook e YouTube, a 6ª Semana Social Brasileira (6ª SSB). A Diocese de Petrópolis, por meio de sua página no Facebook também participa deste lançamento.

Essa edição apresenta a proposta de mobilizações com o tema central: Mutirão pela Vida: por Terra, Teto e Trabalho. Uma inspiração a partir dos três “T”, que foram gestados no 1º Encontro Mundial dos Movimentos Populares com o Papa Francisco, em outubro de 2014, em Roma. No discurso Francisco convocou: “Digamos juntos, de coração: nenhuma família sem casa, nenhum camponês sem terra, nenhum trabalhador sem direitos, nenhuma pessoa sem a dignidade que o trabalho dá”.

Para Dom José Reginaldo Adrietta, bispo de Jales (SP) e membro da Comissão Episcopal Pastoral para a Ação Social Transformadora, a 6ª SSB assume o compromisso com novos valores e novas formas de convivência entre os seres humanos e com todos os seres da Terra. O contexto para motivar a sua realização tem aspectos da realidade social, econômica e política do Brasil, que desafiam a sociedade brasileira a dialogar, aprender, avaliar, questionar, sugerir soluções, participar dos processos que definem o futuro do país e, sobretudo, fortalecer as formas de organização popular na luta por direitos essenciais negligenciados. “A questão da moradia, do teto, está na reflexão central da Semana Social Brasileira porque, em primeiro lugar, é um problema fundamental na sociedade brasileira. Não seremos autenticamente democráticos se não tivermos esse direito garantido a todos e todas”.

O evento de lançamento promovido pela Igreja no Rio de Janeiro será transmitido pelas Redes Sociais das Dioceses e do Regional Leste 1 – CNBB no Facebook e YouTube a partir dás 20 horas e terá a presença dos membros da Presidência da entidade e a assessoria de Dom Roberto Ferrería Paz, bispo de Campos dos Goytacazes. Também participarão do encontro online o Sr. Tobias Tomines, o Padre Alcindo Martins Milena e Dom Luciano Bergamin, bispo emérito de Nova Iguaçu.