Curso de Prevenção do abuso sexual na Igreja terá sua segunda edição em setembro

Clique na imagem e veja outras fotos

Nesse mês de julho a Reconciliatio – Psicologia Integral realizou o Curso de Prevenção do abuso sexual na Igreja na modalidade online. O curso foi um sucesso alcançando quase 100 inscritos de diversos lugares de todo o Brasil.

O referido curso que faz parte do programa de prevenção do abuso sexual e promoção de ambientes seguros para crianças e adolescentes tem como objetivo formar pessoas capazes de identificar possíveis situações abusivas bem como intervir de maneira a proteger crianças e adolescentes. O curso também busca conscientizar as pessoas da necessidade da construção de uma cultura da proteção baseada nas virtudes morais bem como em estratégias da psicologia para contribuir ir para a prevenção primária.

Jose Augusto, um dos coordenadores da Reconciliatio e um dos professores do Curso falou sobre a importância desta formação. “Para mim, a experiência foi muito positiva, me surpreendi pela quantidade de interessados pelo tema notadamente por ser algo voltado principalmente para a Igreja Católica. A diversidade de participantes que incluíam sacerdotes religiosas religiosos psicólogos e demais pessoas leigas que integram as diferentes realidades da Igreja mostrou que existe um comprometimento com a busca de proteção e prevenção desse mal que assola a sociedade como um todo, mas que no seio da Igreja traz grandes danos e sofrimentos. A participação no curso foi boa e a avaliação final nos animou a continuar promovendo essa iniciativa bem como tratar de temas transversais e específicos que abrangem a temática do abuso sexual na igreja. Acredito que a participação dos leigos se faz muito necessária nesse momento, unindo forças na busca da prevenção do abuso sexual”.

Foi muito importante também o apoio da Diocese de Petrópolis que contribuiu com a participação de Dom Gregório Paixão, OSB, na última aula com palavras alentadoras e animadoras a todos os participantes e a nós da Reconciliatio. “Não negar esta verdade que está em frente de nós. Jesus Cristo nos disse: ‘A verdade vos libertará’. Nós não precisamos ter medo de apresentar para fora aquilo que as pessoas não tiveram medo de praticar como maldade na sua alcova. Se não revelamos estes crimes, estes vão se repetir. Portanto, existe um ponto que é fundamental e que a Reconciliatio faz muito bem: A Prevenção é uma responsabilidade e um compromisso de todos nós”.

A Pedagoga e Assistência Social, Cláudia Bonete da cidade de Irati no Paraná, contou que trabalha com crianças e adolescentes vítimas de violência desde 2006. “Desenvolvo projetos de prevenção ao abuso sexual infanto-juvenil. Realmente, fiquei muito feliz em poder participar do curso promovido pela Reconciliatio, todo o conteúdo apresentado, o material disponibilizado, a metodologia utilizada e os palestrantes, excelentes! Ver esse tema sendo tratado na Igreja, e da maneira como foi, renovou minhas esperanças para continuar trabalhando com a prevenção. O curso me animou a procurar na minha Diocese lideranças para dialogar sobre o assunto”.

Isadora Toledo da cidade de São Paulo é Psicóloga e Mg. em Psicologia e especialização em Logoterapia. Ela agradeceu a excelência com que a equipe da Reconciliatio Psicologia Integral conduziu o curso. “Além da excelente organização dos encontros e conteúdos bem elaborados, souberam tratar de um tema delicado com grande seriedade e cuidado. Obrigada pela oportunidade de aprendizado que nos proporcionaram”.

O Padre Antonio Ferreira  de Belo Horizonte (Minas Gerais), Psicólogo e Psicopedagogo, disse que o curso foi muito importante como meio de oportunizar e aprofundar reflexão sobre o tema Prevenção do abuso sexual na Igreja. “Permitiu-nos estar em sintonia com a Igreja e comunhão com o Papa Francisco. Parabenizo e agradeço a todos os membros da equipe”.

No mês de setembro será oferecido novamente este Curso, para maiores informações: https://forms.gle/sBdXHJtoEgE73yTq8