Covid-19: decreto da Diocese de Petrópolis traz novas orientações

O novo decreto da Diocese de Petrópolis mantém os protocolos de segurança sanitária, mantendo a determinação de que nos templos católicos para participação da missa e de outros atos, só é permitida a presença das pessoas com máscara e que a comunhão seja recebida pelos fiéis na mão, assim como a lotação máxima de 30% da capacidade das igrejas.

Com o novo decreto, o bispo diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB, autoriza a realização de reuniões de grupo de pastoral e catequese, observando todas as regras de segurança sanitária. No entanto, incentiva também o uso das tecnologias e meios eletrônicos para o exercício pastoral.

As reuniões, assim como a catequese e outros atos religiosos nas paróquias, ficam a critério dos padres, observando os protocolos de segurança. Ainda de acordo com o decreto diocesano, o distanciamento social deve ser mantido e a determinação é que reuniões presenciais, caso sejam realizadas, sejam em locais espaçosos.

A utilização dos meios tecnológicos para transmissão da missa, encontros e outros atos também estão permitidos e incentivos com o novo decreto diocesano. No entanto, segundo o bispo, as pessoas que não fazem parte do grupo de risco, não estejam com Covid-19 e nem com gripe podem participar da missa e sejam estimuladas a “retomar a vida litúrgica presencial, como é próprio da vida cristã”.

Leia o Decreto Diocesano clicando Decreto Diocesano Nº 10 – COVID3