Notícias › 18/05/2017

Começa hoje o Simpósio: Preservação do Patrimônio Artístico e Cultural

A Diocese de Petrópolis será sede, nos dias 19 e 20 de maio, do Simpósio: Preservação do Patrimônio Artístico e Cultural, que acontecerá no salão nobre da Universidade Católica de Petrópolis (UCP), com a participação de especialistas da área. O arcebispo da Arquidiocese São Sebastião do Rio de Janeiro, cardeal Dom Orani João Tempesta e o arcebispo de Niterói, Dom José Francisco Rezende Dias, junto com o bispo de Petrópolis, Dom Gregório Paixão (OSB) fazem a abertura do evento.

O Simpósio tem como objetivo contribuir para a formação de agentes interessados na valorização e promoção e salvaguarda do patrimônio artístico e cultural. Outro objetivo é promover a interação e troca de experiências, metodologias e estudos, envolvendo todos os campos da preservação e oriundos do setor público, do setor privado e das comunidades.

Entre os temas a serem abordados estão patrimônio cultural: avanços, retrocessos e perspectivas; normativas para a aprovação de projetos junto ao IPHAN; aquisição de recursos junto às entidades de fomento cultural; elaboração e apresentação de projetos culturais às leis de incentivo à cultura e a beleza salvará o mundo: a arte como expressão das coisas criadas por Deus.

No primeiro dia do Simpósio as conferências serão apresentadas por Dom José Francisco Rezende (A beleza salvará o mundo: a arte como expressão das coisas criadas por Deus); o mestre em Artes Visuais, Rafael Azevedo Fontenelle Gomes (Patrimônio cultural fluminense: avanços, retrocessos e perspectivas) e Dom Gregório Paixão (O patrimônio material e imaterial brasileiro do Acordo Brasil-Santa Sé).

O segundo dia do Simpósio vai discutir Dificuldade de preservação do patrimônio artístico católico: análise de uma realidade, com o museólogo, Frei Roger Brunorio (OFM); Normativas para a aprovação de projetos junto ao IPHAN, com a  Chefe do Escritório Técnico – Região Serrana – IPHAN/RJ, Fernanda Zucolotto; Aquisição de recursos junto às entidades de fomento cultural, com o  Gerente do Departamento de Cultura do BNDES, Marcelo Goldstein; Elaboração e apresentação de projetos culturais às leis de incentivo à cultura com a gerente de projetos Kátia Rossi.

Para participar do Simpósio é preciso preencher uma ficha que pode ser baixada nos sites www.diocesepetropolis.org.br ou ucp.com.br. O custo para partir é de R$ 100,00 e R$ 50,00 para estudantes. Para mais Informações, as pessoas interessadas podem fazer contato pelo e-mail: mitra@diocesepetropolis.org.br ou entrar em contato pelos telefones (24) 98819-1455 com Fabiana ou (24) 2244-4026 com Carolina.

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.