Padre Quinha – José Carlos Medeiros Nunes

O Padre José Carlos Medeiros Nunes, o Pe. Quinha, faleceu na madrugada do dia 18 de janeiro de 2013. Ele estava na casa da família quando teve um enfarto fulminante, de acordo com nota divulgada pela Diocese de Petrópolis.

O corpo será levado para a Igreja Santa Luzia, na Laginha, em Itaipava, onde será velado até às 20h. Em seguida, será transladado para a Igreja São José, de Itaipava. A missa de corpo presente será presidida pelo bispo diocesano Dom Gregório Paixão amanhã (19), às 11h, e o sepultamento acontece em seguida.

Padre Quinha nasceu em Petrópolis em 01/07/1956. Sacerdote Diocesano por mais de 15 anos, foi incentivador do Grupo Assistencial SOS VIDA e da Pastoral da AIDS na diocese de Petrópolis, além de fundador da Associação Oficina de Jesus. Foi vigário nas paróquias de Corrêas, Itamaraty e Catedral. Dirigiu seu Ministério aos menos favorecidos, sejam doentes, encarcerados e dependentes químicos. Fundou a Associação Oficina de Jesus para cuidar dos dependentes de álcool e drogas, trabalho realizado em dois sítios: Nossa Senhora do Sorriso e Nossa Senhora das Graças.

O padre recebeu recentemente a Medalha Koeler e o título de Vigário da Caridade pelos serviços prestados. Fundou também uma entidade de reciclagem, que gera renda para sustentar os sítios, onde acolhe os recuperados, dando-lhes trabalho, visando à reinserção na sociedade. Desde a juventude envolveu-se com movimentos com os jovens, onde descobriu a sua vocação para o Sacerdócio. Além dos sítios, fundou três casas para acolher os irmãos de rua.