Cerimoniário

Residência: Estrada União Indústria, s/n° – Pedro do Rio
Petrópolis, RJ Caixa Postal: 92.304 – CEP: 25750-971
E-mail: saopedro@diocesepetropolis.org.br

Cerimoniário é o ministro, ordenado, responsável pela organização das celebrações litúrgicas, entre elas a missa. Para tal pode haver um, dois ou mesmo uma equipe de cerimoniários, sendo um deles o cerimoniário-mor e os demais cuidam de partes específicas da celebração. Não existe nenhuma necessidade de o cerimoniário, estar em preparação para o sacramento da ordem.

Funções
São funções do cerimoniário organizar as procissões sejam elas de entrada, de saída, ou ainda procissões externas à Igreja. Também por e depor as insígnias episcopais (báculo e mitra), bem como o solidéu. Também segurar a casula do sacerdote celebrante nas incensações do altar, das oblatas, da cruz, círio pascal e imagens, caso não haja diáconos na celebração. É também dever do cerimoniário organizar coroinhas e acólitos.