Bispo na missa do lava pés convidou fiéis a olhar para o gesto de amor

Clique e veja o álbum de fotos

A Missa da Cei do Senhor ou Lava Pés, na Paróquia da Imaculada Conceição de Raiz da Serra aconteceu na comunidade do Sagrado Coração de Jesus e foi celebrada pelo Bispo Diocesano, Dom Gregório Paixão, OSB.

O Bispo iniciou a homilia explicando a importância da data para o povo judaico. No calendário judaico é lembrado o momento em que povo finalmente saiu da escravidão do Egito para caminhar por 40 anos no deserto e chegar na terra prometida de Canaã, hoje Israel. Por causa desta libertação, passou a comemorar a Páscoa, que é libertação.

Enfatizou que Jesus sabia o que iria acontecer, sabia da traição de seus discípulos, que cada um, à sua maneira, iria O trair. Pedro, negando-O três vezes, Tomé não crendo em sua ressurreição e inclusive Judas que O entregaria. Mas, mesmo assim nos deixou o grande exemplo de amor e humildade já que o trabalho de lavar os pés era reservado aos escravos que o faziam a seus senhores.

De amor “Deus inclinado à humanidade pecadora. Deus que tem a capacidade de dizer que nos ama até o fim e com este gesto nos diz: Eu me ajoelho aos seus pés para que você entenda a beleza do meu amor”, afirmou Dom Gregório.

Ao término da homilia, o bispo convidou todos a meditar nesse gesto de Jesus, que diz: assim como Eu o fiz que façam uns aos outros.

Será que seríamos capazes de relevar as falhas, as mazelas, as fraquezas dos outros?

Após a homilia, o bispo repetiu o gesto de Jesus lavando os pés de doze paroquianos, em seguida, todos seguiram em procissão pelo bairro até a comunidade Santa Catarina onde aconteceu a vigília do Senhor até as 12h da sexta-feira santa. ​

Agentes da Pascom da Raiz da Serra: Texto: Nádia Nádia Cristina Medeiros​

Imagens: Larissa Medeiros​ e Maria Fernanda Santos​