Diocese, Notícias › 21/08/2018

19º Encontro de Seminaristas em Campos

21 08 2018 Encontro Seminaristas

Clique na imagem e veja outras fotos

Os seminaristas do Seminário Diocesano Nossa Senhora do Amor Divino, Diocese de Petrópolis, participaram, no dia 17 de agosto, na Diocese de Campos, do 19º Encontro dos Seminaristas das Dioceses de Campos e Petrópolis, Arquidiocese de Niterói e Administração Apostólica Pessoal São João Maria Vianey, da Província Eclesiástica de Niterói. Seminaristas e Formadores participaram de momento de espiritualidade, formação e convivência fraterna.  O Bispo Auxiliar de Niterói, Dom Luiz Antônio Lopes Ricci  fez uma conferência sobre a Mistanásia, baseado no seu livro A morte social: Mistanásia e Bioética resultado de seu estudo na conclusão do curso de Pós  Doutorado em Bioética na Universidade São Camilo.

– A formação foi ministrada por Dom Luis Antonio Ricci, que desenvolveu o tema de sua tese doutoral: “Mistanásia; a morte social”. Os seminaristas foram sensibilizados e despertados a ampliar o seu olhar, e assumir a pastoral da saúde, também na sua dimensão político-institucional para evitar a mistanasia  nos pobres e sofredores. – destaca Dom Roberto Francisco, Bispo de Campos.

O encontro foi concluído com a missa presidida pelo Bispo de Campos, Dom Roberto Francisco, concelebrada pelos Bispos das Dioceses de Nova Friburgo, Dom Ediney Matoso de Gouveia (Nova Friburgo), Dom Luiz Antônio Ricci (Bispo Auxiliar de Niterói) e padres das Dioceses participantes.

Na conferencia Dom Luiz Antônio falou da mistanásia, a morte que poderia ser prevenida e o papel da igreja católica, em especial para os novos sacerdotes que tem a missão da preservação da vida e da dignidade humana.

– Para o Seminário Diocesano Imaculada Conceição, pertencente à Diocese de Nova Friburgo, este encontro é especial, pois nos leva a observar a importância de caminharmos unidos na formação de nossos futuros sacerdotes. Esta união começa pelo conhecimento entre os seminaristas e os formadores, momento em que também trocamos experiências e compartilhamos nossas realidades, vivenciando a dinâmica da Igreja em saída. Que a Imaculada Conceição interceda por nós!- destacou Pe. Alex Paiva, Reitor do Seminário Diocesano de Nova Friburgo.

O Seminarista Alan Nogueira de Souza da Diocese de Campos fala da importância do encontro para ajudar aos candidatos ao sacerdócio a escutar a voz da igreja que convida a convivência fraterna, promovendo além do lazer a partilha de experiências.

– Para nós, da Diocese de Campos, foi uma grande alegria poder sediar   o   19º   Encontro   da   Província   de   Niterói.   Decerto, ficamos muito gratos com a presença dos Srs. Bispos das Dioceses da nossa Província Eclesiástica que sempre nos oferecem um testemunho vocacional e ao mesmo tempo nos fortalecem na caminhada, os formadores dos seminários os quais têm a árdua missão e ao mesmo tempo a magnitude de nos formar futuros pastores das ovelhas e sempre nos apoiando e nos indicando o melhor caminho a seguir, por fim, e não menos importante, a cada irmão seminarista que veio para juntos vivermos essa experiência de fraternidade vocacional. – disse Alan.

A Missa presidida por Dom Roberto Paz aproveitando o Evangelho, anunciou a proposta do IX Encontro Mundial das Famílias: “Evangelho da Família, alegria para o mundo”, e a importância da Pastoral Familiar para o seminarista.

– Acreditar e viver a alegria de ser e se ter uma família, é motivo de reconhecimento e testemunho de esperança. Sabemos, por experiência, que o núcleo familiar é o melhor lugar para viver e conviver, porque é onde somos tratados pelo que somos, independente do que temos, pensamos ou aparentamos. O lar é, como dizia São João Paulo II, o lugar da genealogia da pessoa, da sua gestação, formação e de seus relacionamentos basilares. – destaca Dom Roberto Francisco.

Após a missa que foi celebrada na Paróquia Santa Teresinha, no Bairro da Pecuária, os seminaristas, formadores e Bispos participaram de houve a partida para o Sítio “A Delícia”, no bairro Tapera, em Campos, onde  aconteceu o almoço de confraternização e os jogos esportivos até às 16 horas.

Fotos: Fabrício Luís Meira da Silva
Administração Apostólica

Texto: Ricardo Gomes
Comunicação Diocese de Campos

Deixe o seu comentário





* campos obrigatórios.